Nesta página serão listadas idéias de ações que podem ser promovidas em instituições de ensino e eventos de design para fomentar a discussão sobre os valores da PNU. Para contribuir, dê um título para a ação e deixe uma breve descrição, além de classificá-la entre as categorias atividade, intervenção lúdica ou intervenção estática (podendo ser criadas novas categorias se for o caso).



Atividades



Fermento

Roda de discussão sobre o movimento estudantil em que estudantes apresentam suas dúvidas e dificuldades enfrentadas na própria realidade e todos contribuem com experiências próprias e/ou geração de idéias para construir coletivamente sugestões de solução.

Megafônicas

A atividade se configura em um sistema de mesas de discussão interativas, onde os participantes se revezam dentre as mesas redondas simultâneas, de forma a entrar em contato pelo menos uma vez, com cada um dos outros participantes. O sistema, desenvolvido em 2004 por Erica Ribeiro, na época estudante, e atualmente professora no curso de Desenho Industrial da Universidade Federal da Bahia, surgiu da necessidade de desenvolver novas formas de interação e comunicação e foi formatado com os objetivos de ampliar a participação dos estudantes, horizontalizar a discussão e ampliar as possibilidades de contatos.

Por exemplo, para a PNU2009, esse esquema das 3 mesas redondas simultâneas em que os participantes vão se revezando entre elas, discutindo e se conhecendo ao longo do processo é perfeito já que os valores são: Como é o funcionamento do seu curso e universidade + Como é o relacionamento discente-docente + Como é a sua articulação estudantil interna.
Outro exemplo de Megafônicas interessante é usar como tema os 3 pilares da Universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão.

Balaio

Os Balaios são encontros menores dentro do NDesign. Estes encontros são geridos por encontristas de todas as partes do Brasil, os chamados gestores. Os Balaios proporcionarão pontos de convergências por afinidades entre os encontristas a partir de temas sugeridos e pertinentes com pontencial de expansão. O conteúdo é de responsabilidade dos próprios encontristas. As necessidades de infra-estrutura e material é de responsabilidade da CONDe. Com base nos conceitos de autonomia, colaboração e horizontalidade, os Balaios proporcionam espaço para o protagonismo do Encontrista.
[Definição adaptada do site NFloripa 2007]
fonte:http://www.ndesignpe.org/atividades



Intervenções lúdicas



Balões

Atividade interessante para começar a incutir as idéias e questionamentos da PNU nos estudantes. Coloca-se pedaços de papel com os questionamentos da PNU dentro de bexigas de ar coloridas e pede-se para os estudantes estourarem de forma divertida e criativa e depois responderem a pergunta-surpresa.

Torta na cara

Durante o Purungo 9 foi feita essa brincadeira, onde os participantes competiam em equipes. A cada rodada, um integrante de cada equipe se enfrentavam, e o integrante que batesse mais rápido no alarme respondia a uma pergunta. As perguntas eram referentes a edições anteriores do Purungo, aos Ns, Rs, e movimento estudantil de design. Quem errasse levava a torta na cara.

Remake de um jogo de tabuleiro

perfil, imagem e ação, war, banco imobiliário. alguma forma de usar um jogo conhecido para incentivar o inicio da discussão...




Intervenções estáticas



Varal de cartazes

Prender os cartazes da PNU, ou até mesmo o texto completo, falas de pessoas, questionamentos intrigantes, de forma mais criativa como num varal de cordas que cruze um espaço em que os estudantes terão que passar.

Cartilha

... de preferência de forma lúdica ou interessante, ilustração, hq, algo assim...