PAUTA NACIONAL UNIFICADA

A Pauta Nacional Unificada (PNU) é uma forma de estruturação das ações Movimento Estudantil de Design.

Deliberada anualmente, é uma pauta de discussão e atuação redigida pelo CoNE Design, Conselho Nacional dos Estudantes de Design, para promoção de ações nacionais e regionais.

Por Pauta Nacional Unificada entende-se uma lista de itens que irão nortear as ações das Entidades de Base, Assembléias Representadas e Comissões Organizadoras ao longo de todo o ano. A PNU não trata de uma imposição para as organizações estudantis, ela se propõe como pauta central anual, a título de potencializar as discussões e unificar as ações do CoNE Design.



Objetivos

Objetivos gerais

A Pauta Nacional Unificada tem como objetivo discutir e deliberar anualmente uma pauta, que definirá valores a serem abordados pelo Movimento Estudantil de Design em suas discussões e ações, convergindo forças nacionais e regionais em prol de causas de interesse comum, a título de amadurecer, discutir, exercitar e agir, legitimando e consolidando o seu caráter nacional.

Objetivos específicos

a) Possibilitar a participação de todos os estudantes do Brasil de forma ativa na pauta do ME em Design e dos Encontros de Estudantes de Design;
b) Estimular maior discussão e ação dentro de todas as entidades de base a respeito de uma proposta de sociedade;
c) Constituir pauta de interesse global a ser aplicada e adaptada localmente de acordo com a realidade regional;
d) Capacitar os estudantes sobre os itens presentes na PNU deliberada, que serão trabalhados em materiais comunicacionais;
e) Fortalecer o primeiro CoNE Design do ano;
f) Nortear o processo de construção de pauta para atividades do movimento estudantil de design — incluindo o NDesign — realizadas ao longo do ano de sua votação.

Método de funcionamento

Durante a primeira edição do CoNE Design do ano, geralmente em janeiro, é deliberada a PNU a ser trabalhada ao longo do mesmo ano. As discussões e deliberações são conduzidas de acordo com o estatuto do CoNE em vigor.


No período de janeiro a julho, as entidades de base promovem discussões acerca da Pauta. Durante a segunda edição do CoNE, que ocorre durante o NDesign, geralmente em julho, são apresentadas as considerações acerca da Pauta vigente e deliberadas ações futuras. Nesse momento também são apresentados encaminhamentos para a próxima Pauta a ser deliberada no CoNE seguinte.

De julho a janeiro, estudantes e entidades de base promovem ações nacionais e regionais, de acordo com as deliberações do CoNE de julho.
No CoNE de janeiro seguinte, são apresentados os resultados das atividades promovidas em função da Pauta, fazendo-se um balanço geral. Por fim, com base nos encaminhamentos do CoNE anterior e nas discussões e sugestões ocorridas na lista de discussão do CoNE, é decidida uma nova Pauta.
Vale ressaltar que tanto as discussões quanto as ações devem ser divulgadas e compartilhadas através dos meios de comunicação do CoNE de forma contínua, estimulando o aprofundamento dos debates e o fortalecimento das ações.


Histórico

A PNU surgiu como uma proposição sob forma de uma carta encaminhada ao CoNE realizado em Manaus em janeiro de 2008. Naquela ocasião, o projeto ainda não estava pronto para ser implementado e foi encaminhado para o CoNE seguinte, realizado na mesma cidade em junho, no NDesign Waty'amá.


Durante o NDesign, representantes e participantes do CoNE de todo o Brasil trabalharam de forma colaborativa para escrever o Projeto da Pauta Nacional Unificada, aprovado na plenária final do evento, no dia 7 de junho de 2008.


No CoNE de janeiro de 2009, realizado em Recife, cidade sede do 19º NDesign, foi deliberada a primeira Pauta Nacional Unificada dos estudantes de design brasileiros, a PNU 2009.